Aprenda todos os segredos para mandar muito bem na prova e redação do Enem.

Proposta de redação do ENEM de 1998

Fazer bons textos no vestibular é o desejo de todos. No ENEM não é diferente. Sabendo que a prova de redação do ENEM tem um peso enorme, todos querer saber como fazer uma redação nota 10 no ENEM

Falaremos disso aqui no blog e por meio dos links que serão colocados eventualmente e também por postagens que tratarão do que o ENEM espera de seus candidatos bem como postagens que tratam essencialmente da estrutura do texto na redação do ENEM. Vejam, abaixo a proposta de redação do ENEM de 1998. Aproveite e veja o comentário sobre ela.




REDAÇÃO
O Que É O Que É (...)
Viver
e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
a beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei
que a vida devia ser bem melhor
e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita
(...)
Luiz Gonzaga Jr. {Gonzaguinha}

Redija um texto dissertativo, sobre o tema "Viver e Aprender", no qual você exponha suas ideias de forma clara, coerente e em conformidade com a norma culta da língua, sem se remeter a nenhuma expressão do texto motivador "O Que É O Que É".
Dê um titulo à sua redação. que deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Cartão-Resposta. Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.

Comentário de Redação

"Viver e aprender". Foi este o tema de redação proposto pelo ENEM, a ser abordado numa dissertação. Considerando que o tema sintetiza um trecho de música do compositor Gonzaguinha, transcrita pela Banca Examinadora, caberia atentar ao teor otimista de que se reveste o fragmento: "a vida devia ser bem melhor", mas "é bonita, é bonita e é bonita".
A partir do encaminhamento sugerido, o candidato poderia tecer reflexões sobre o valor da vida, exaltada nos versos do poeta como sinônimo de aprendizado. Analisados por esse ângulo, os obstáculos inerentes à vida representariam lições, ensinamentos que propiciariam o crescimento interior e estimulariam o apreço pelo viver.
Caso tivesse uma visão menos otimista — ou mais realista — do que a sugerida pelo fragmento transcrito, o candidato poderia referir-se a outros aspectos da vida, que muitas vezes desafiam os limites humanos e anulam o desejo de viver.
Qualquer que fosse, contudo, seu ponto de vista, o candidato poderia concluir sua dissertação ressaltando a importância de se extrair da vida o melhor que ela pode proporcionar.

Artigos mais populares na semana

Scroll To Top